domingo, 26 de janeiro de 2014

Compota de Maçã e Canela... e uma mistura para Panquecas



Mais um domingo. E, pelo menos por estes lados, mais um domingo cinzento. Mais um domingo ideal para ligar a televisão, pôr a manta no sofá, esticar ao comprido... e comer uns "pecados". Para mais uma tarde de domingo, aqui vos deixo a receita de uma bela Compota de Maçã e Canela e de uma Mistura para Panquecas (esta última novamente inspirada no blogue da Joana Roque), mais duas das delícias que integraram os meus últimos cabazes de Natal.

Compota de Maçã e Canela

1 kg de maçãs sem casca nem caroço, cortadas em pedaços
750/800 gramas de açúcar
1 pau de canela
1 colher de chá rasa de canela em pó
Sumo de meio limão
1/4 de copo de ága

- Deitar todos os ingredientes num tacho e mexer bem para incorporar e para que o açúcar se comece a dissolver. Levar ao lume médio e deixar levantar fervura, mexendo de vez em quando. Quando ferver, baixar o lume para o mínimo e deixar cozinhar durante pelo menos 30 a 40 minutos ou até as maçãs estarem moles e a desfazerem-se com facilidade (não esquecer de ir mexendo o preparado de vez em quando durante o processo de cozedura para que não queime nem cole ao fundo do tacho). 

- Retirar um pouco a panela do lume nessa altura, tirar o pau de canela e passar o preparado com a varinha mágica (se gostar de sentir alguns pedaços da fruta, passe durante menos tempo). Volte a colocar a panela em lume baixo e deixe cozinhar durante mais uns minutos, até que atinja uma consistência "ponto de estrada" (acontece quando se coloca uma colher de pau dentro de preparado e, ao passar com o dedo na colher, o doce fica com uma "estrada" ao meio, não se voltando a juntar). Nessa altura, desligue o lume e coloque a compota em frascos previamente esterilizados. Feche bem e vire os frascos "de cabeça para baixo" durante 20 a 30 minutos. 

Mistura para Panquecas

600 gramas de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
40 gramas de açúcar baunilhado

- Misture todos estes ingredientes e guarde o preparado num frasco. Quando quiser fazer as suas panquecas, basta misturar 150 gramas desta mistura com um ovo, 250 ml de leite e uma colher de sopa de manteiga derretida até obter uma massa lisa e, com a ajuda de uma colher, ir vertendo numa frigideira antiaderente. 

- Caso pretenda oferecer, basta guardar a mistura num frasco ou num saco bem selado e colocar as instruções para que quem for presenteado saiba o que deve adicionar à mistura.

Sem comentários:

Enviar um comentário