terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Entrecosto aromático cozinhado de duas formas com salada de inspiração mexicana


Eu adoro entrecosto. Na brasa então é uma verdadeira maravilha. Mas como não tenho as verdadeiras brasas cá em casa, tenho de inventar outras formas para comer esta carne que acho tão maravilhosa. Por mim, comia-a pelo menos uma vez por semana apenas guisada na panela (cheia de molho e cheia daqueles pequenos ossos brancos- as cartilagens- que aprendi a adorar, e a roer tão bem, com a minha mãe). Mas o meu namorado não gosta muito do entrecosto apenas guisado. Gosta que ele tenha muito sabor e aquele toque crocante do entrecosto assado na brasa. E eu lá vou encontrando soluções para que ambos fiquemos felizes. E é assim que aqui vos deixo mais uma forma de cozinhar, e comer, um suculento pedaço de entrecosto.



Para duas pessoas:

1 tira de entrecosto com cerca de 700/800 gramas, cortada em dois pedaços idênticos

1 colher de café rasa de sementes de funcho

1 colher de café rasa de erva-doce em grão

1 colher de café rasa de coentros em grão

1 colher de café rasa de mistura de pimentas em grão

Azeite q.b.

2 dentes de alho cortados

1 pedaço de gengibre com cerca de 3 cm cortado ao meio

2 folhas de louro

1 pau de canela                

1 colher de sopa de sal

1 malagueta verde cortada em pedaços

2 colheres de sopa de molho de soja + 1 colher de sopa

1 chávena de alface cortada em juliana

1 cenoura pequena ralada

¼ de pimento cortado em cubinhos

1 cebola picada

1 tomate cortado em cubos

1 lata pequena de milho cozido

1 lata de feijão preto cozido

1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

Sumo de 1 lima

Mel

1 colher de sopa rasa de colorau

Cebolinho a gosto



- Numa frigideira antiaderente, colocar as sementes de funcho, a erva-doce em grão e os grãos de cominhos e de pimenta (se não tiverem esta combinação de especiarias, podem usar uma outra qualquer do vosso agrado ou que tenham aí por casa. Desde que sejam especiarias em grão, e não moídas). Deixar em lume brando durante cerca de 5 minutos, agitando a frigideira de vez em quando, para que as especiarias libertem o seu sabor e aroma. Reservar. 


- Regar generosamente o fundo de um tacho com azeite e levar ao lume. Quando aquecer, colocar as tiras de entrecosto e selar bem todos os lados, até que comecem a ficar bem douradinhas.


- Nesta altura, juntar a mistura de sementes que foi tostada na frigideira, o alho, o gengibre, as folhas de louro, a canela, o sal, a malagueta e o molho de soja, cobrindo depois o entrecosto com água. Tapar a panela e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos.


- Entretanto preparar a salada. Juntar numa taça a alface, cenoura, pimento, cebola, tomate, milho e feijão preto. À parte, preparar o vinagrete misturando 3 colheres de sopa de azeite com o vinagre, sal, sumo de lima e uma colher de chá de mel. Verter sobre a salada mesmo antes de servir.


- Retirar o entrecosto da panela e colocar num prato ou numa tábua. Regar com mais uma colher de sopa de molho de soja e polvilhar com o colorau. Aquecer uma frigideira antiaderente ou um grelhador com um fio de azeite e, quando estiver bem quente, colocar o entrecosto. Alourar bem de ambos os lados, regando com um fio de mel cerca de 2 minutos antes de servir e deixar caramelizar.


- Servir o entrecosto com a salada de inspiração mexicana temperada com o molho vinagrete e polvilhada com cebolinho picado. 

Não se esqueçam de guardar o caldo onde o entrecosto cozeu. Passem o líquido num coador, deixem arrefecer e distribuam-no por saquinhos ou por couvetes para gelo. Assim, podem congelar e usar, em muitos outros pratos e sempre que precisarem, esse caldo de carne natural e bem aromático. 

Sem comentários:

Enviar um comentário