terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lombo de porco com pêssego e mel acompanhado de salada de grão aromatizada com laranja


Hoje está em dia bem feio... escuro, chuvoso e frio! Daqueles dias dos quais não gosto mesmo nada... Mas, por seu lado, um dia perfeito para fazer uma comidinha bem reconfortante, daquelas que dão pouco trabalho (porque é maioritariamente confecionada no forno) e que, no final, aquecem toda a casa, deixam um cheiro maravilhoso na nossa cozinha e são de comer e chorar por mais. Para hoje, nada melhor que um Lombo de porco com pêssego e mel acompanhado de salada de grão aromatizada com laranja.



Ingredientes para 5/6pessoas:
1,5kg de lombo de porco
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de tomilho seco
Azeite q.b.
3 colheres de sopa de compota de pêssego
2 colheres de sopa de mel
1 lata grande de grão cozido
1 lata grande de milho cozido
1 lata de cogumelos laminados
1 cebola média
Alface
1 cenoura
Couve roxa
1 laranja

- Primeiro que tudo é melhor escolher um lombo de porco que tenha uma ligeira camada de gordura e não a tirar. Durante a cozedura, essa camada vai permitir que a carne não fique tão seca e poderá tirá-la mesmo antes de comer para não ingerir essa gordura. Colocar o lombo num tabuleiro de forno e, com uma faca afiada, fazer uns golpes superficiais na gordura, com cerca de meio centímetro entre eles. Temperar com sal, pimenta, cominhos, colorau, tomilho, azeite, compota de pêssego e mel. Com as mãos, barrar bem toda a carne com esta mistura e deixar marinar no mínimo uma hora (o ideal é mesmo de um dia para o outro). Colocar a carne no forno a assar, virando pelo menos uma vez a meio da cozedura e ir regando sempre com os sucos que vão caindo no tabuleiro. Retirar do forno quando estiver cozinhado e tiver uma camada superior (o lado da gordura) bem dourada. 

- Numa saladeira, juntar o grão, o milho, os cogumelos, a cebola fatiada, a alface em juliana e a cenoura e couve roxa raladas. À parte, misturar cerca de 4 colheres de sopa de azeite, sal e sumo de uma laranja. Mexer e temperar toda a salada com este molho.

- Servir o lombo fatiado e regado nos sucos do assado com a salada e com umas rodelas de laranja e/ou ananás.

2 comentários:

  1. Esta carne deve estar deliciosa! Nunca juntei compota aos assados... mas parece-me bem :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Pimentinha. Ficam com um sabor fantástico e uma caramelização deliciosa, é uma verdadeira delícia! Gosto especialmente de juntar compota de pêssego ou laranja ao lombo de porco mas também já usei frutos silvestres e, apesar de diferente, também fica uma delícia :)
      Beijinhos *

      Eliminar