quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Molho de tomate caseiro



Ontem decidi fazer molho de tomate. A última vez que fiz foi na altura do Natal (mais um dos produtos para os meus cabazes), guardei um pouco para mim mas gastei-o num instantinho. Mas ontem também não tinha muito tempo para passar na cozinha, junto ao fogão. Como tal, decidi fazer a minha receita de molho de tomate, rápido, fácil, delicioso e muito versátil. 

Rápido porque basta colocar os legumes no forno e, quando estiverem prontos, juntar tudo na liquificadora, porque só vai ao lume quando o forem usar. Fácil porque não tem quaisquer truques nem técnicas: é usar os ingredientes do frigorífico e da despensa e simplesmente juntá-los, tentando apenas elevar um pouco o seu sabor. Delicioso porque...sim (para saberem porquê têm de o fazer e provar...hehe).E muito versátil porque, como vão ver, não é muito temperado, o que permite que criem um molho de tomate com um sabor muito natural (não deixando de ter sempre um "toque" diferente e especial por causa dos legumes assados) para, posteriormente, o poderem usar nos mais variados pratos e, aí sim, temperarem as diferentes porções ao vossos gosto: podem simplesmente acrescentar mais sal e pimenta; juntar-lhe ervas aromáticas como manjericão, salsa ou orégãos; podem dar-lhe um sabor mais forte juntando alcaparras e/ou anchovas; ou até mesmo, por exemplo, um caldo de marisco.



Ingredientes:
1 lata grande de tomate pelado
3 tomates vermelhos maduros
¼ de pimento vermelho
¼ pimento verde
1 malagueta vermelha ou verde (com ou sem sementes, conformo o vosso gosto por picante)
1 cebola pequena sem casca
3 dentes de alho sem casca
Sal e pimenta q.b.
Azeite
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de orégãos secos
Cebolinho fresco picado a gosto

- Num tabuleiro, colocar os tomates maduros, os pimentos, a malagueta, a cebola e o alho, temperar com um pouco de sal e regar com um fio de azeite. Levar ao forno a cerca de 200ºC durante 20 a 30 minutos.

- Numa liquidificadora, juntar o tomate pelado, os legumes assados no forno, um pouco de azeite e temperar com sal, pimenta, colorau, orégãos e cebolinho picado. Misturar tudo muito bem.

Nota: Só devem colocar este molho no frigorífico se for para ser consumido no prazo de dois ou três dias. Se quiserem que ele dure mais tempo, podem colocá-lo em garrafas ou frascos de vidro com tampa metálica, previamente esterilizados, e pasteurizá-los de seguida (para pasteurizar, basta que coloquem o molho ainda quente nos frascos, enchendo até cerca de 2 centímetros da tampa. Depois é só fechá-los e colocá-los numa panela com água até cerca de 2/3 da altura dos frascos, levar ao lume, contar cerca de 15 minutos desde que a água comece a ferver, desligar e deixar os frascos arrefecer na panela). Ou então, façam simplesmente como eu: dividam o molho de tomate por saquinhos e/ou couvetes de gelo e guardem no congelador. Quando necessitarem, é só aquecer e estão prontos a utilizar. Como já referi, não se preocupem muito em retificar os temperos antes de conservar o molho, até porque assim podem depois usá-lo nos mais diferentes pratos. Temperem e acrescentem aquilo que quiserem, diretamente na panela, quando o aquecerem.


Sem comentários:

Enviar um comentário