quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Muffins de iogurte com cobertura de buttercream e de chocolate




Não sou uma grande fã de doces. E, confesso, nunca gostei muito de fazer sobremesas. Sempre considerei a doçaria e a pastelaria o meu ponto fraco. Aliás, se repararem bem, esta é a primeira vez que publico aqui no blogue uma verdadeira receita de um bolo ou sobremesa. E isto tudo porque, em primeiro lugar, não sou muto gulosa e, por isso, passo bem sem doces e, como nunca fui uma grande apreciadora, sempre achei que não tinha grande tacto e paladar para os confecionar. Por outro lado, aquilo de que mais gosto na culinária é o facto de podermos soltar a nossa veia mais criativa e deixarmo-nos levar pelo nosso instinto. E acho que os doces não permitem tanto isso como os pratos salgados porque 50 gramas a mais ou a menos de farinha ou de açúcar podem simplesmente deitar tudo a perder.
Porém, sempre escrevi receitas de bolos e sobremesas nos meus caderninhos (apesar de raras as vezes as ter concretizado). E, mais recentemente, achei que tinha de apurar os meus dotes de "pasteleira" porque uma boa cozinheira nunca é completa se não souber também fazer uns doces. Decidi então ir às receitas de família, recolher os principais clássicos (e, ainda por cima, na minha família, a minha mãe e a minha avó sempre fizeram doces maravilhosos e sempre existiram bolos lá por casa). Para "aguçar" ainda mais o meu "apetite" por esta nova etapa de aprendizagem culinária, tenho um namorado muitooooo guloso!
E pronto, resumindo...ando a apurar os meus dotes de pasteleira e, hoje, num dia tão chuvoso e cinzento, decidi que nada melhor para alegrar o dia do que uns muffins, feitos a partir de uma receita bem simples de Bolo de Iogurte da minha mãe e duas coberturas: uma de buttercream com chocolate e outra de simples chocolate derretido. Podem fazer como eu e fazer as duas, ou então optarem apenas por uma. Uma coisa vos garanto: posso não ter muita experiência nestas lides, mas estes muffins ficaram simplesmente deliciosos. E não há nada que pague o cheirinho que "inundou" a cozinha durante toda a tarde :)
 
 
Para os muffins (cerca de 15):
3 ovos
1 iogurte natural ou de aroma
3 medidas do iogurte de farinha
3 medidas do iogurte de açúcar
1 colher de chá de fermento                   
½ medida do iogurte de óleo

Para a cobertura de buttercream:
100 gramas de manteiga à temperatura ambiente
200 gramas de açúcar em pó
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de essência de baunilha ou 1 colher e ½ de chá de aroma de baunilha
¼ de chávena de chocolate em pó

Para a cobertura de chocolate:
Cerca de 50 gramas de chocolate (usei de culinária mas podem usar o da vossa preferência)

Corações de açúcar da Vahiné para decoração (opcional)


- Bater as claras em castelo. Numa outra tigela, juntar a farinha peneirada e previamente misturada com o fermento, o açúcar, o óleo, as gemas e o iogurte. Envolver tudo muito bem e adicionar gentilmente as claras em castelo até tudo estar bem incorporado. Forrar um tabuleiro para queques ou forminhas individuais com formas de papel, distribuir a mistura e levar ao forno previamente aquecido a 200ºC, durante cerca de 15 minutos ou até os muffins estarem bem dourados e, quando se espetar um palito no seu interior, este sair limpo. Retirar os muffins no forno, deixar arrefecer um pouco, desenformar e deixar esfriar completamente.

- Entretanto, preparar o buttercream, juntando todos os ingredientes numa taça, exceto o chocolate em pó, e batendo bem com a batedeira (caso não tenham açúcar em pó, podem colocar açúcar normal na liquidificadora e triturar até que este fique completamente em pó). Quando tudo estiver bem incorporado, juntar o chocolate em pó e mexer bem. Reservar.

- Quando os muffins tiverem arrefecido completamente, podem decorá-los como desejarem, com o buttercream e/ou com o chocolate derretido (para o chocolate derretido, basta parti-lo em pedaços e levá-lo ao micro-ondas numa taça, durante cerca de 1.30 minutos, mexendo a cada 30 segundos, até estar completamente derretido). Decorar a gosto e deliciar-se!



2 comentários:

  1. Ficaram mesmo apetitosos :)
    Gosto muito!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. E estavam mesmo apetitosos Xana acredite. Já não há nem um para contar a história ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar