quinta-feira, 7 de agosto de 2014

"Há vida para além da massa de atum #18" - Salada de inspiração asiática

Mesmo que o verão ande um tanto ou quanto inconstante e que nem sempre se apresente na sua plenitude, há coisas que, normalmente, nunca deixam de ser típicas desta época do ano: é típico não querermos tirar do armário aquele casaco mais quente ou impermeável, apropriado para a chuva e/ou para o frio, mesmo quando uma tempestade parece apoderar-se da Terra; é típico não conseguirmos calçar galochas ou outros sapatos tidos como "de inverno" e preferirmos andar a molhar os pés pelas poças que se insistem em formar por todo o lado mesmo nesta altura do ano; e é típico também não termos vontade de comer coisas muito quentes nem muito elaboradas, como comidinhas boas de forno e refeições assim! Como tal, e apesar da inconstância deste verão que parece que atingiu por aí Portugal (e em Londres, curiosamente, até parece verão praticamente todos os dias!), deixo-vos, nesta quinta-feira de mais um "Há vida para além da massa de atum" com uma salada fácil de preparar, diferente e bem saborosa, cheia de aromas e sabores asiáticos e que, ao contrário do que possam pensar, é bem rápida de preparar e económica. Com apenas dois belos bifes, noodles e muitos legumes que tenham aí por casa (usem e abusem dos legumes e façam a saladinha com tudo aquilo de que mais gostarem) têm uma refeição digna de qualquer estação :)
E não se esqueçam de passar pelo blog da Ovelha Negra para verem o que ela andou a "tramar" para vocês hoje ;)  E fiquem também atentos porque, nos próximos dias, vamos publicar aqui pelos nossos blogues as fantásticas receitas de gelados que nos chegarem este mês para o 4º Desafio deste nosso projeto! :)



Ingredientes para 4 pessoas:
2 bifes de vaca, ligeiramente altos, e bons para grelhar
Sal e pimenta q.b.
1 pitada de mistura 5 especiarias
1 pequeno fio de azeite
Cerca de 250 a 300 gramas de noodles chineses de ovo (ou de arroz)
1 colher de sopa de gengibre em pickle (caso não tenham ou não encontrem à venda, podem sempre cortar um pedaço de gengibre fresco em fatias finas, com a ajuda de um descascador, e colocá-lo numa tacinha, regando-o com vinagre de vinho branco ou de arroz e temperando-o com uma pequena pitada de sal e de açúcar, deixando-o repousar durante durante alguns minutos)
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de molho de peixe
Sumo de 1 lima
2 mãos bem cheias de rebentos de soja
2 mãos cheias de couve chinesa cortada em juliana
2 cenouras médias cortadas em juliana
1 pimento cortado em tiras finas
1 curgete
4 spring onions cortadas finamente


- Colocar os noodles numa taça, cobri-los com água a ferver, tapar a taça com um prato e deixar cozinhar durante cerca de 5 a 7 minutos, consoante as instruções da embalagem.

- Entretanto, juntar numa tacinha o gengibre em pickle e o respetivo líquido, o molho de soja, o molho de peixe, o azeite e o sumo de lima. Misturar bem, provar, retificar os temperos e reservar.

- Num prato grande ou numa travessa, dispor os rebentos de soja, a couve chinesa, a cenoura, a curgete cortada em lâminas finas (com a ajuda de um descascador) e o pimento (e/ou outros vegetais que queiram e que sejam do vosso agrado, desde que façam um bom contraste de texturas e cores).

- Temperar os bifes apenas com uma pitada de sal e pimenta e a mistura de 5 especiarias e grelhá-los durante alguns minutos, de ambos os lados. Retirar para uma tábua, deixar repousar cerca de 3 a 4 minutos e fatiar finamente. 

- Escorrer bem os noodles quando estiverem cozinhados e adicioná-los à travessa dos legumes. Dispor as fatias de carne por cima de toda esta salada, polvilhar com as spring onions e regar tudo com o molho asiático mesmo antes de servir.


6 comentários:

  1. Bom dia Vânia
    Deliciosa saladinha, metia o meu garfo nesse prato, sem pensar muito. :)
    Bjs

    http://nozmoscadaegengibre.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes meter à vontade Cristina, é todo teu! E se já não fores a tempo, faço um especialmente para ti ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Por aqui o Verão anda muito inconstante e nem dá vontade para nada. Mas para noodles há sempre tempo e vontade :)

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Que bela massa asiática nos trazes...

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá Clarinha :) Muito obrigada :D
    Beijinhos *
    Vânia

    ResponderEliminar