quinta-feira, 13 de novembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #30" - Wrap de atum e ovo no forno



Como estive cerca de duas semanas sem internet e, consequentemente, sem poder fazer publicações por aqui, o projeto "Há vida para além da massa de atum" teve também de tirar umas pequeninas férias. Mas, felizmente, eu e a minha querida Tekas estamos de volta com as nossas receitinhas rápidas, simples, práticas e económicas, que tanto alegram as nossas quintas-feiras...e as vossas também, assim espero ;)  Estes últimas dias de mudança de casa foram um tanto ou quanto caóticos. Há coisas para comprar, coisas para montar, coisas para arrumar, coisas, coisas e mais coisas...e, no meio de tudo isto, as vidas profissionais têm de, contudo, prosseguir ao seu ritmo normal (muitas das vezes, caótico também), o que dificulta ainda mais todo o processo e aumenta aquela ansiedade miudinha de querermos ver tudo pronto e arrumado de uma vez por todas. Já está...finalmente :D  O resto tem de ser aos pouqinhos ;)
E hoje então, para assinalar o regresso em força desta iniciativa que partilho com a Ovelha Negra (não se esqueçam de passar lá pelo blog porque a Teresa nunca nos falha com umas iguarias deliciosas e umas sugestões de deixar sempre água na boca!!), trago uma receita daquelas mesmo simples, ideais para estes dias (como estas minhas últimas semanas) em que o tempo é pouco, o cansaço imenso e a vontade de uma refeiçãozinha rápida e reconfortante é gigantesca :P





Ingredientes para 2 pessoas: 
2 tomates médios vermelhos e maduros, cortados em pequenos pedaços
Azeite q.b.
1 dente de alho sem casca e ligeiramente esmagado
Sal, pimenta, orégãos secos e colorau q.b. (uma pitada de cada)
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 raminho de tomilho
1 cenoura cortada em pequenos cubinhos
2 colheres de sopa de ervilhas congeladas
2 latas de atum
4 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de vinho branco
2 ovos
2 wraps


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e adicionar-lhe o tomate em pedaços e o dente de alho. Temperar com uma pitada de sal e juntar o vinagre balsâmico e o molho inglês, deixando o tomate cozinhar durante cerca de 4 minutos, até que comece a ficar bem mole e praticamente a desfazer-se, tendo o cuidado de o mexer frequentemente. 

- Nesta altura, adicionar a cenoura, bem como a polpa de tomate e o raminho de tomilho, temperando tudo com uma pitada de pimenta, colorau e orégãos. Regar com o vinho branco, envolver bem e deixar apurar durante mais 3 a 4 minutos, em lume médio/alto.

-Ao final deste tempo, juntar ao atum e as ervilhas e deixar cozinhar por mais 2 minutos. Desligar e reservar, deixando que o recheio arrefeça um pouco.

- Colocar cada um dos wraps em recipientes de forno, de preferência de formato circular, para que formem uma espécie de tacinhas. Rechear cada um deles com o preparado de atum e abrir um ovo no topo de cada um. Levar ao forno previamente aquecido a 170ºC durante cerca de 20 minutos, ou até os wraps estarem bem estaladiços e o ovo cozinhado, mas com a gema ainda líquida. Retirar e servir de imediato com uma salada.


12 comentários:

  1. Ui esse wrap ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/quinze-dias-com-jose-avillez-e-duas.html

    ResponderEliminar
  2. Que wrap maravilhoso :)
    Está mesmo lindo, e deixa qualquer um com vontade de o comer :) eheh!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que lindo wrap Vânia! Ficou mesmo lindo e apetecível ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :D E é tão simples e fácil, o que ainda o torna melhor ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Ainda bem que voltaste :)
    uma sugestão rápida e tão boa, gosto destas receitas práticas e cheias de bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já tinha saudades de ver esses ovos ;) Mas preciso preciso era teres dito a tua máxima, "receitas simples para dias complicados" :P Estás em falha! Que raio de recomeço é esse? ;)
    Mas pronto, essas tacinhas-wrap compensam :P Adoro esse formato, e parecem mesmo bons!
    Mudar de casa, que trabalheira... Só de pensar dá-me um ataque de nervos! O mais difícil está feito, mas mesmo assim boa sorte com o resto... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom reparo Avelã, sempre atenta :D
      Mas ainda bem que os meus wraps compensaram tamanha falha da minha parte ;) hehe E obrigada pela força :P

      Eliminar