terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Lombinho de porco com rúcula, queijo e figos


Ainda a debaterem-se com o prato principal para a noite de passagem de ano ou para o primeiro dia do novo ano?! Precisam de algo simples e rápido mas que seja delicioso e um tanto ou quanto vistoso (daqueles pratos que parecem que deram muito trabalho? :P ). Hoje trago-vos então a sugestão ideal :)
Um prato bem rápido e simples de preparar, com poucos ingredientes mas todos eles maravilhosos e, cuja combinação, é sucesso garantido!! :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
1 lombinho de porco (com cerca de 400 gramas)
Sal, pimenta, alho em pó, cominhos moídos e orégãos secos q.b.
Molho inglês
Azeite
Vinagre balsâmico
Sumo de limão
1 bola de mozarela cortada em fatias com cerca de 1 cm de espessura
4 rodelas de salame fatiado, cortadas em tiras
2 mãos bem cheias de rúcula
2 figos, cortados ao meio 


- Cortar o lombinho de porco em pedaços, com cerca de 2 a 3 cm de espessura. Dispor os pedaços de lombo numa tábua e, com a mão, socar ligeiramente cada um deles para que achatem e fiquem com o formato de pequenos bifinhos. Temperar com uma pitada de sal, pimenta, alho em pó e cominhos e salpicá-los com umas gotas de molho inglês. 

- Levar ao lume um grelhador ou frigideira antiaderente e, quando estiver bem quente, cozinhar os bifinhos de porco durante cerca de 3 minutos de cada lado. Retirar para um prato ou tábua e reservar, deixando repousar um pouco, enquanto se preparam os restantes ingredientes do prato.

- No mesmo grelhador, colocar as fatias de mozarela, apenas polvilhadas com uma pitada de orégãos, e deixá-las literalmente 10 segundos de cada lado, apenas para que ganhem cor e comecem a derreter ligeiramente (a mozarela derrete extremamente rápido e, ainda por cima, o grelhador vai estar já bem quente, por isso tenham atenção para que sejam só mesmo uns segundos de cada lado). Retirar.


- Ainda no mesmo grelhador, colocar as metades dos figos, deixando grelhar cerca de um minuto de cada lado. Retirar.

- Colocar, em cada um dos pratos, uma mão bem cheia de rúcula e temperá-la com um fio de azeite e um pouco de sumo de limão. Por cima desta “cama” dispor o salame fatiado cortado em tiras, as rodelas de mozarela, os bifinhos do lombo e as metades de figo. Regar tudo com um fio generoso de balsâmico e outro de azeite e salpicar com mais umas gotas de sumo de limão. Servir de imediato.


2 comentários:

  1. Uma mistura de sabores bem interessante, o aspecto está fantástico!
    Bom Ano Novo, que te traga tudo de bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa :) Espero que tenhas entrado no Novo Ano da melhor forma possível e que 2015 seja fantástico :)

      Eliminar