sábado, 18 de julho de 2015

Bolo de Baunilha e Chocolate com frutos secos


Confesso que, nestes meses de Verão, e especialmente com a aproximação das férias em Portugal, das idas à praia e piscina, dos calções e vestidos curtinhos...tenho um cuidado especial com a minha alimentação! Contudo, não sou, em nenhuma altura do ano, uma pessoa que cometa muitos excessos e não sou também gulosa por natureza (o que convenhamos, ajuda em muito a reduzir de forma fácil o consumo de açúcar nestas alturas mais "críticas" do ano :P hehe). Não tenho feito doces nem bolos nem sobremesas, confesso...mas este bolinho tão simples, rápido e saboroso andava aqui "perdido" pelo meu computador, ainda sem ter sido publicado, e resolvi que era a "fatia perfeita" para acompanhar um sumo natural bem fresco nestes dias...e, afinal, um pecadinho de verão não mata ninguém :D
Um excelente fim de semana a todos!! :)



Ingredientes: 
150 gramas de farinha com fermento
125 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 ovos
60 ml de leite
120 gramas de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
100 gramas de chocolate preto ou de leite
2 colheres de sopa de frutos secos a gosto picados (usei nozes, amêndoas e avelãs) + uma pitada de frutos secos para polvilhar
Mel q.b. 

                                                        
- Bater bem a farinha com a manteiga, os ovos, o leite, o açúcar e a baunilha. Acrescentar depois os frutos secos, envolvendo bem com a ajuda de uma colher ou espátula, e verter este preparado numa forma untada. Reservar.

- Entretanto, partir o chocolate em pedaços, colocá-lo numa taça e levar ao micro-ondas para que derreta. Verter delicadamente o chocolate derretido por cima do bolo e, com a ajuda de um espeto, envolvê-lo na massa, criando um efeito marmoreado.

- Polvilhar o bolo com mais alguns frutos secos picados, regá-lo com um fio de mel, e levá-lo ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos, ou até que a massa esteja bem cozinhada e o bolo bem douradinho.


2 comentários:

  1. Que bolo fantástico,...
    Beijinhos
    Espero por ti em:
    www.facebook.com/omeurefugioculinario
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar