sábado, 4 de julho de 2015

Frango, polenta e espargos ao estilo mediterrânico


Este é um daqueles pratos que eu verdadeiramente adoro, confesso!! (eu adoro cozinhar e comer, não sei se já repararam :P hehehe)... Sabores simples e maravilhosos e uma verdadeira mistura e contraste de sabores, cores e texturas num único prato! Uma refeição saudável e mais que maravilhosa para um fim de semana de Verão! :)
A maioria de vocês vai provavelmente aproveitar para ir até à praia... eu vou ali até ao centro de Londres passear durante todo o dia e já volto ;)
Um excelente fim de semana a todos, aproveitem-no da melhor forma! :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 peitos de frango
Sal, pimenta e orégãos secos q.b.
Sumo de limão q.b.
Azeite
Polenta – 4 fatias grossas (previamente cozinhada e pronta a consumir)
Tomates-cereja a gosto
Azeitonas pretas a gosto
1 pedaço de um bom queijo a gosto, preferencialmente com um toque salgado (como feta ou outro queijo grego)
Cerca de 2 a 3 conchas de sopa de molho de tomate caseiro (eu normalmente faço uma grande panela de molho de tomate e depois congelo-o em saquinhos e vou utilizando consoante as necessidades. Se não tiverem molho de tomate já pronto, podem sempre fazê-lo “de raíz”, que é algo bastante simples e rápido, ou usar um de compra a vosso gosto)
8 espargos frescos


- Temperar o frango com uma pitada de sal, pimenta e orégãos e regá-lo com um pouco de sumo de limão. Cortar 4 fatias de polenta, com cerca de 2cm cada uma. Reservar tudo. 

- Se usarem molho de tomate congelado, levem ao lume uma pequena panela e aqueçam-no lentamente, até que levante fervura. Nessa altura, aumentem um pouco o lume e deixem o molho ferver e apurar durante cerca de 5 minutos. Desligar e reservar. (Se não tiverem molho deste já pronto e congelado, podem também fazer o vosso próprio caldo de tomate nesta altura, que é bem simples e rápido, ou usar um molho de compra. De qualquer das formas, coloquem-no num tachinho e fervam-no um pouco).

- Levar ao lume um grelhador e cozinhar os peitos de frango, até que a carne esteja cozinhada no interior e tenha um exterior bem douradinho e ligeiramente crocante. Retirar para um prato, tapar com papel de alumínio e deixar o frango repousar cerca de 2 a 3 minutos antes de fatiar.


 - Enquanto o frango repousa, colocar os espargos no mesmo grelhador onde se preparou a carne, apenas polvilhados com uma pequena pitada de sal e regados com uma quantidade generosa de sumo de limão. Juntar a este mesmo grelhador a polenta, cujas fatias apenas foram temperadas com uma pequena pitada de sal e barradas com umas gotas de azeite. 
Cozinhar a polenta durante cerca de 3 minutos de cada lado, apenas para que fique tostadinha e marcada pela grelha. Ao final desse tempo, retirar do grelhador os espargos e a polenta.

- Num prato fundo, colocar cerca de uma concha de sopa de molho de tomate. “Deitar” nele duas fatias de polenta e distribuir os espargos pelos pratos. Fatiar os peitos de frango e dividi-los também por ambos os pratos. Terminar com alguns tomates-cereja cortados ao meio ou aos quartos, umas azeitonas e ainda um pedaço de um bom queijo esfarelado de forma grosseira. Regar tudo com um fio de um bom azeite e servir de imediato. 


4 comentários:

  1. Ainda falta um bocadinho para ir à praia :P
    Esse frango parece-me muito bom, que aspeto delicioso :) Andas a abusar nas receitas com espargos, agora apetece-me comê-los :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui por casa nunca faltam espargos Avelã :P Cada semana compro cerca de 3 molhos deles. portanto dia sim, dia não, lá vão para a mesa ;) E eu não ponho aqui as receitas todas :P ahahah

      Eliminar
  2. Olá Vânia!!
    Ficou um prato riquíssimo e com certeza saboroso!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma maravilha Andrea, bem rico, saboroso e saudável! :) Muito obrigada!! :D
      Beijinhos *

      Eliminar