terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Creme de batata-doce e cenoura assadas com açafrão // Roasted Veggie Soup with turmeric


Muitas sopinhas têm passado por aqui no últimos dias, muitas mais do que aquilo que é normal é certo! Mas existe algo mais reconfortante e aconchegante em pleno inverno do que uma boa taça de sopa?! Naaahhhh :) hehe
E esta, uma vez mais com especiarias e com um toque extra de diferença dada pelos vegetais assados, é uma verdadeira maravilha acreditem - e uma boa sugestão para os dias de Natal em casa que se avizinham :)


Ingredientes: 
3 batatas doces grandes, descascadas e cortadas em pedaços de idêntico tamanho
3 cenouras grandes descascadas e cortadas em pedaços
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de chá de orégãos secos
750 ml de caldo de legumes bem quente
1 cebola grande picada
1 alho francês médio, cortado em rodelas finas
1 colher de café de açafrão das índias
1 pequena pitada de lemongrass em pó (cerca de ½ colher de café)

- Distribuir, numa só camada, as batatas e as cenouras num tabuleiro de forno. Temperar com uma pitada generosa de sal, uma pequena pitada de pimenta e os orégãos. Regar com um fio de azeite (cerca de 1 colher de sopa rasa). Envolver bem e levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 50 minutos a 1 hora, até que os vegetais estejam bem assados e completamente moles. Retirar e reservar.
- Levar ao lume um tacho regado com um pequeno fio de azeite e verter nele a cebola e o alho francês. Refogar durante cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que os vegetais estejam moles e translúcidos. 
- Nessa altura, adicionar o açafrão e o lemongrass, envolvendo muito bem, e deixar ao lume, mexendo sempre, por mais 30 segundos. Juntar depois as batatas e as cenouras assadas ao tacho e verter o caldo de legumes na panela, apenas a quantidade suficiente para que os legumes fiquem cobertos com o líquido. Cozinhar em lume médio por 10 minutos.
- Ao final desse tempo, desligar o lume e, com a ajuda de uma varinha mágica, desfazer completamente o conteúdo da panela. Nesta altura, a textura será a de uma espécie de puré e não de sopa. 

- Aquecer novamente o restante caldo de legumes se necessário (é importante que o líquido esteja bem quente). Adicionar uma concha de sopa de caldo de legumes à panela e continuar a triturar com a ajuda da varinha mágica. Repetir o procedimento até que a sopa esteja bem cremosa e macia, sem grumos, e o creme adquira a consistência desejada (poderão não precisar de todo o caldo). Servir a sopa de imediato, regada com um fio de azeite. 

12 comentários:

  1. Hoje está frio, essa sopinha sabia-me bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe sempre bem, mas especialmente em dias de frio é bem verdade ;) beijinhos!

      Eliminar
  2. Com este frio, bem sabe assim um cremezinho,...
    Desejo um Santo e Feliz Natal, com muita saúde, paz, amor e dinheiro :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Que rica sopinha, querida Vânia :) Com o frio que faz por aqui que bem que me sabia um pratinho cheio, bem quentinho!
    Desejo-te um Natal muito Feliz!
    Beijos grandes.
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Vanda!
      Espero que tenhas passado um Natal maravilhoso e que 2016 te traga muitas coisinhas boas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Com o frio nada como uma sopa para nos aquecer e reconfortar. Desejo um feliz natal e tudo de bom .
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Que bela sopinhas! Não dispenso , principalmente com os dias frios.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Adoro sopa com batata-doce! Fica com um sabor delicioso. Nunca experimentei fazer sopa com legumes assados, aumenta o trabalho... Mas pelo menos uma vez na vida tenho de fazer! :D Essa parece muito boa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah :) Podes sempre aproveitar restos de legumes assados de uma outra qualquer receita Avelã, tens mesmo de experimentar pelo menos uma vez na vida porque vale a pena, acredita :P

      Eliminar