terça-feira, 28 de julho de 2015

Arrozada de Marisco


Sim, estou de férias em Portugal!!! :D  Finalmente!!! :D
Mas como o prometido é devido, não podia deixar de vos trazer uma receitinha ou outra por aqui, só para vocês não se esquecerem de mim durante estes dias ;) hehe
E, como estou a aproveitar para, entre muitas outras, comer e degustar uma lista infindável de iguarias portuguesas das quais tinha tantas saudades, achei que nada melhor do que vos deixar com esta simples mas deliciosa Arrozada de Marisco!! :)
Volto em breve! Até já! :)




Ingredientes para 4 pessoas: 
300 a 350 gramas de uma mistura de marisco a gosto, fresco ou congelado (usei uma mistura de lulas, mexilhões e camarões congelados)
2 cenouras grandes cortadas em pequenos pedaços
1 pimento cortado em pequenos pedaços
1 cebola grande picada
1 dente de alho bem picado
1 lata de tomate pelado
1 folha de louro
3 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate
1 copo de vinho branco
Caldo de marisco ou legumes q.b. (cerca de 3 chávenas será suficiente)
1 colher de chá rasa de açafrão das índias
1 pitada de chilli flakes a gosto
1 colher de chá generosa de colorau
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 chávena e meia de arroz (de preferência carolino)




- Levar ao lume um tacho ou caçarola ampla regada com um fio de azeite. Quando estiver bem quente, adicionar o alho, a cebola, o pimento e a cenoura e deixar cozinhar durante cerca de 4 a 5 minutos, mexendo de vez em quando.


- Adicionar depois a polpa de tomate, o tomate pelado e o vinho. Deixar que levante fervura e cozinhe cerca de 4 minutos, até que o molho comece a espessar. Nessa altura, baixar ligeiramente o lume e adicionar o arroz e a mistura de marisco, envolvendo bem no preparado que se encontra na panela.


- Temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta e acrescentar as restantes especiarias. Envolver bem.



- Adicionar depois ao tacho 3 chávenas de caldo de marisco ou legumes e deixar cozinhar durante cerca de 6 a 7 minutos, até que o arroz esteja praticamente pronto mas ainda ligeiramente rijo. Desligar o lume, tapar o tacho e deixar o arroz repousar e acabar de cozinhar no calor residual durante cerca de 5 minutos. Se gostarem, polvilhar tudo com salsa fresca picada mesmo antes de servir.


quinta-feira, 23 de julho de 2015

"Há vida para além da massa de atum #58" - Salada de bacalhau e...FÉRIAS!!!


Hoje é finalmente o dia!! Vamos para Portugal passar uns maravilhosos diazinhos de merecidas férias!!! Mal posso esperar por aterrar em solo português e matar as saudades todas da família e dos amigos!! :D :D :D
Como tal, como eu vou numas merecidas e mais que esperadas e desejadas férias de Verão, o blog também vai tirar alguns dias de férias! Vão continuando a passar lá pelo Facebook que deixo-vos umas sugestões sempre que possível e também preparei uma ou duas receitinhas para publicar de vez em quando por aqui, apenas para que não sintam demasiado a minha falta :P hehe  Em Agosto, quando regressar, prometo colocar todos os comentários em dia e voltar a fazer-vos companhia com mais assiduidade por aqui e pelas redes sociais! :)  Mas, neste momento, o blog e eu estamos a precisar de uns dias de descanso ;) hehe
E, como o que vocês querem verdadeiramente são receitinhas, haverá algo mais adequado para partilhar convosco neste dia em que me preparo para regressar a casa do que uma Salada de Bacalhau? Não me parece ;)
Até jáaaaaa !!! <3




Ingredientes: 
1 copo cheio de bacalhau cozido e desfiado
1 lata de grão cozido e escorrido
6 espargos
1 tomate grande cortado em pequenos pedaços
1 pedaço generoso de pepino, cortado em pequenos pedaços
1 cebola roxa média, picada
2 ovos cozidos, cortados em rodelas
Azeite q.b.
Vinagre balsâmico q.b.
Salsa picada a gosto
Sumo de limão a gosto



- Levar ao lume um grelhador e, quando estiver bem quente, colocar nele os espargos, regados generosamente com sumo de limão. Deixar grelhar durante cerca de 4 a 5 minutos. Retirar, cortar em pequenos pedaços e colocar numa saladeira ou taça grande. 


- Juntar à saladeira o grão, o bacalhau, o tomate, a cebola, o pepino e os ovos, regando tudo com um fio generoso de azeite. Envolver bem e delicadamente.


- Distribuir a salada pelos pratos, polvilhando cada um com salsa fresca picada a gosto e salpicando com umas gotas de vinagre balsâmico.

Uma sugestão rápida, simples e económica, como nós queremos nestas quintas-feiras do "Há vida para além da massa de atum". Não se esqueçam de passar lá pela cozinha da Ovelha Negra para verem o que a Tekas, a minha "parceira de crime" nestas andanças, preparou para nós hoje! :)

terça-feira, 21 de julho de 2015

Salada de Couscous e Vegetais com Bife Grelhado


Às vezes chego a casa, especialmente nesta altura do ano e com estes dias de sol, e só me apetece estalar os dedos e que a comida esteja na mesa, sem eu ter de fazer nada :P hehe  Mas claro, queria estalar os dedos e ter na mesa exatamente aquilo que me apetecia comer :P  Como, infelizmente, isto ainda não é possível, abro o frigorífico e lembro-me de refeições como estas! Adoro refeições como estas! Leves, frescas, saudáveis, simples, fáceis e rápidas de preparar...e, ainda para mais, são também ótimas para, no dia seguinte, levar na marmita! Colorida, cheia de textura e saborosa, é assim esta refeição que vos deixo hoje! Se são daqueles que ainda não deram hipótese aos couscous, está na hora de experimentarem...e este prato é um mote de arranque mais do que perfeito acreditem!! :D



Ingredientes para 4 pessoas: 
2 bifes grandes a gosto, bons para grelhar
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 copo de couscous
2 tomates
1 pepino médio
5 rodelas grossas de beringela
8 rodelas grossas de curgete
1 pimento, cortado ao meio
1 molho de espargos (cerca de 8 a 10)
Sumo de limão
Alho em pó e orégãos secos q.b.
½ colher de café de mostarda em grão


- Temperar os bifes com uma pitada generosa de sal e pimenta. Reservar.

- Cozinhar os couscous de acordo com as instruções da embalagem (eu uso sempre a proporção 1 copo de couscous para 1 copo e meio de água ou caldo e resulta sempre bem). Quando estiverem prontos, destapar o tacho e deixar que arrefeçam um pouco.

- Entretanto, cortar os tomates e pepino em pequenos pedaços de idêntico tamanho e colocar numa saladeira ou taça grande. Reservar. 

- Pincelar ligeiramente a superfície das rodelas de beringela e de curgete e o pimento com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Levar ao lume um grelhador e, quando estiver bem quente, colocar nele estes legumes, cozinhando-os durante alguns minutos de cada lado, até que fiquem bem grelhados e marcados pela grelha. Retirar para uma tábua e reservar.

- Acrescentar agora os espargos ao grelhador, apenas polvilhados com uma pequena pitada de sal e salpicados com um fio generoso de sumo de limão. Grelhar durante cerca de 3 a 4 minutos e retirar.

- Cortar os espargos e os restantes legumes grelhados em pedaços mais pequenos, deixar que arrefeçam um pouco e juntá-los à saladeira.

- Por fim, no mesmo grelhador, cozinhar agora os bifes durante o tempo que for necessário para que a carne fique no ponto que mais gostarem. Quando estiverem prontos, retirar para uma tábua e deixar repousar cerca de 3 minutos antes de os fatiar.

- Numa pequena taça, misturar bem cerca de 2 a 3 colheres de sopa bem cheias de azeite com a mostarda, sumo de meio limão, uma pequena pitada de alho em pó e outra de orégãos secos. Adicionar os couscous à saladeira e regar tudo com este azeite aromatizado, mexendo e envolvendo bem e delicadamente.

- Servir a salada de couscous de imediato depois de temperar, acompanhada pela carne fatiada.


sábado, 18 de julho de 2015

Bolo de Baunilha e Chocolate com frutos secos


Confesso que, nestes meses de Verão, e especialmente com a aproximação das férias em Portugal, das idas à praia e piscina, dos calções e vestidos curtinhos...tenho um cuidado especial com a minha alimentação! Contudo, não sou, em nenhuma altura do ano, uma pessoa que cometa muitos excessos e não sou também gulosa por natureza (o que convenhamos, ajuda em muito a reduzir de forma fácil o consumo de açúcar nestas alturas mais "críticas" do ano :P hehe). Não tenho feito doces nem bolos nem sobremesas, confesso...mas este bolinho tão simples, rápido e saboroso andava aqui "perdido" pelo meu computador, ainda sem ter sido publicado, e resolvi que era a "fatia perfeita" para acompanhar um sumo natural bem fresco nestes dias...e, afinal, um pecadinho de verão não mata ninguém :D
Um excelente fim de semana a todos!! :)



Ingredientes: 
150 gramas de farinha com fermento
125 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 ovos
60 ml de leite
120 gramas de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
100 gramas de chocolate preto ou de leite
2 colheres de sopa de frutos secos a gosto picados (usei nozes, amêndoas e avelãs) + uma pitada de frutos secos para polvilhar
Mel q.b. 

                                                        
- Bater bem a farinha com a manteiga, os ovos, o leite, o açúcar e a baunilha. Acrescentar depois os frutos secos, envolvendo bem com a ajuda de uma colher ou espátula, e verter este preparado numa forma untada. Reservar.

- Entretanto, partir o chocolate em pedaços, colocá-lo numa taça e levar ao micro-ondas para que derreta. Verter delicadamente o chocolate derretido por cima do bolo e, com a ajuda de um espeto, envolvê-lo na massa, criando um efeito marmoreado.

- Polvilhar o bolo com mais alguns frutos secos picados, regá-lo com um fio de mel, e levá-lo ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos, ou até que a massa esteja bem cozinhada e o bolo bem douradinho.