quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Caçarola de almôndegas com feijão e legumes // Meatball Casserole with Red Kidney Beans & Veggies


Adoro caçarolas! Pouco trabalho, pouca louça para lavar e máximo sabor! Não importa muito de quê sinceramente...o que eu gosto mesmo neste tipo de refeição é aquela sensação máxima de comida de conforto! Desta vez optei por uma caçarola mesmo super simples e prática, nada que enganar! :) 
E o melhor de tudo nesta refeição?! É que, no final de contas, transformam-se em duas e, de uma caçarola, vão acabar por ter comidinha boa para vários dias :)  Vejam lá a dica no final da receita :)



Ingredientes (2 pessoas):
10 almôndegas a gosto
Sal e pimenta q.b.
1 dente de alho bem picado
1 cebola picada
1 pedaço generoso de pimento cortado em tiras finas
2 cenouras cortadas às rodelas
1 mão bem cheia de feijão verde cortado finamente
1 lata de feijão vermelho cozido e escorrido
1 lata de tomate pelado em pedaços
250 ml de polpa de tomate
1 colher de chá bem cheia de colorau
1 mão bem cheia de ervilhas congeladas
Uns raminhos de brócolos
1/2 copo de vinho branco
1 colher de chá de orégãos secos
1 pedaço de chouriço corrente cortado em pequenos pedaços ou rodelas finas



- Levar ao lume uma caçarola ampla, regada com um pequeno fio de azeite. Quando estiver bem quente, colocar nela as almôndegas e deixar que cozinhem cerca de 4 a 5 minutos, mexendo frequentemente, até que fiquem ligeiramente caramelizadas no exterior. Retirar para um prato e reservar.

- Se necessário voltar a verter mais um pouco de azeite na caçarola. Juntar a cebola e o pimento e saltear durante 3 minutos. Adicionar o chouriço e deixar que caramelize ligeiramente e liberte o seu sabor e cor. Nessa altura, adicionar o alho picado e o colorau. Mexer frequentemente por 30 a 40 segundos.



- Verter na caçarola o tomate pelado, a polpa de tomate e o vinho branco. Temperar com uma pitada generosa de sal e pimenta e adicionar os orégãos. Deixar cozinhar por cerca de 7 a 8 minutos. Ao final desse tempo, adicionar os brócolos e o feijão verde à panela e, se necessário, juntar um pouco de água bem quente também, caso o líquido na panela não seja suficiente para cobrir os vegetais ou esteja a espessar demasiado rápido. Deixar cozinhar durante 5 minutos.

- Por fim, juntar as ervilhas, o feijão vermelho e as almôndegas. Novamente, se necessário, verter mais um pouco de água a ferver na caçarola. Deixar cozinhar por mais 7 minutos. Desligar, tapar a panela e deixar repousar cerca de 2 a 3 minutos antes de servir.



- Com o caldo de tomate que vos sobrar, assim como todos os vegetais nele, adicionem mais um pouco de água e, se necessário, mais alguns vegetais e, no dia seguinte, voltem a levar ao lume e deixem que ferva e têm uma sopa maravilhosa e bem rústica cheia de sabor. Polvilhem-na com um pouco de queijo ralado a gosto e acompanhem com umas fatias de pão tostado e esfregado com alho. 


Sem comentários:

Enviar um comentário