quarta-feira, 23 de março de 2016

Arroz de vegetais e especiarias // Indian inspired Rice with vegetables


Como acompanhamento ou mesmo como refeição principal - uma opção vegetariana e leve - este prato super simples, mas cheio de cores, sabores e aromas extraordinários, não vos vai deixar ficar mal nunca! Espero que gostem :)



Ingredientes:
1 caneca de arroz (usei selvagem mas podem usar basmati ou qualquer arroz que se mantenha bem "soltinho" após a cozedura)
1/2 caneca de ervilhas congeladas
1/2 caneca de grão cozido e escorrido
1 cenoura grande cortada em tiras ou pequenos pedaços de idêntico tamanho
4 espargos cortados em pequenos pedaços de idêntico tamanho
Sumo de meio limão
1 cebola média picada
1 dente de alho ralado
1 pedaço de pimento cortado em pequenos cubos
1 colher de chá generosa de caril
1 colher de chá rasa de açafrão das índias
Sal q.b.
Azeite q.b. 



- Levar ao lume uma panela anti-aderente regada com um fio de azeite. Quando este estiver bem quente, adicionar a cebola, o alho e o pimento e refogar por cerca de dois minutos.

- Ao final desse tempo, juntar o caril e o açafrão das índias e envolver bem e rapidamente em todo o preparado que se encontra na panela, tendo o cuidado de não parar de mexer durante cerca de um minuto para que as especiarias libertem a sua cor e sabor mas não queimem.




- Juntar depois os espargos e continuar sempre a mexer todo o conteúdo do tacho por mais 30 segundos. Regar generosamente com o sumo de limão.

- Por fim, adicionar as ervilhas, cenoura, grão e o arroz, envolvendo tudo delicadamente. Temperar com uma pitada de sal e verter duas chávenas de água (a mesma medida que usaram para o arroz) no tacho, deixando cozinhar em lume brando durante cerca de 8 minutos. Ao final desse tempo, quando o arroz já estiver praticamente cozinhado mas ainda não totalmente, retirar o tacho do lume, tapá-lo e deixar o arroz repousar durante cerca de 10 minutos, antes de servir, para que fique bem soltinho. Podem acompanhar com peitos de frango grelhados ou cozinhados na frigideira. 





2 comentários: