terça-feira, 31 de maio de 2016

Rice Box with Crispy Chicken - Desafio "Dia da Criança"


A Vanessa do blog A Vida de Nessy lançou-nos o desafio: produzir uma receita especialmente dedicada à pequenada para este 1 de Junho, Dia da Criança, que amanhã se assinala! Pois bem, desafio aceite :)
Aqui por casa ainda não há pequenada ;)  Contudo, tenho dois irmãos mais novos (e uma sobrinha!). E claro, imensos e imensas "sobrinhas e sobrinhos" emprestados! Todos os dias ouço mães, muitas delas minhas amigas, queixarem-se do quão difícil são as suas crianças quando o assunto é comida: ou porque não gostam de peixe, ou porque deixam os legumes à borda do prato, ou porque só querem guloseimas. Confesso - cada criança é uma criança e acho que a "educação alimentar" começa desde pequenino...e depois, claro, vêm as suas próprias personalidades e gostos que se começam a notar, e a moldar, desde cedo :)  Sempre tive sorte - o meu irmão, hoje já com 21 anos, continua igual desde sempre: come tudo!! É bom garfo, como somos e sempre fomos todos felizmente! Não torcemos o nariz a nada, nunca fomos assim...os meus pais agradecem! :) hehe
Depois claro, tenho a minha outra "criança", e por essa entenda-se...a minha querida cara metade! :)  Com ele, a história já é outra, porque é uma criança grande um pouco mais complicada! Peixe, torce o nariz...vegetais, come, mas não pode ser todos os dias e tem de ser à maneira que ele quer e gosta... Essas histórias que vocês todos de certeza que conhecem! Portanto foi a todos eles, as crianças da minha vida, que fui buscar inspiração para esta receita! Acho que praticamente todas as crianças, desde muito pequenas e pelo menos uma vez por outra (tal como nós!!) gostam de se deliciar com aquelas comidas que a todo o custo tanto vamos evitando - MacDonald´s, KFC, Burger King.......... :)



Pois bem, e se pegarmos nessas coisas "más" e fizermos em casa uma refeição "boa" totalmente inspirada nelas e em que em nada lhes fica atrás?! Eu resolvi deixar de lado os hambúrgueres desta vez e decidi deliciar-me com uma caixa de arroz com frango crocante, bem ao estilo do KFC! :)  Contudo, o toque caseiro, os ingredientes bons e os vegetais que os pequenos mais gostarem, aliados a uma caixa engraçada e colorida...vão de certeza fazer as delícias dos miúdos e graúdos aí de casa! :)



Ingredientes (para 4 pessoas):
1 caneca de arroz basmati
1 lata de feijão preto cozido e escorrido (ou feijão vermelho)
4 spring onions cortadas finamente
1 pedaço de pepino cortado em pequenos cubos
2 tomates médios, firmes, cortados em pequenos pedaços
5 rabanetes cortados em pedaços
1 lata de milho cozido e escorrido
4 mãos cheias de alface iceberg cortada em juliana
6 coxas de frango (usei só mesmo a parte de cima das pernas de frango, mas podem substituir por 2 ou 3 pernas de frango inteiras, dependendo do tamanho)
2 colheres de sopa generosas de molho inglês
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de chá de alho em pó
2 colheres de chá de paprika/colorau
1 colher de chá de mistura de especiarias jerk ou outra qualquer mistura de especiarias a vosso gosto
Orégãos secos q.b.



- Primeiro que tudo, dispor as coxas de frango num tabuleiro e temperar com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, uma pitada generosa de orégãos e uma das colheres de chá de paprika. Regar com um fio de azeite, envolvendo tudo muito bem com as mãos para que a carne fique bem coberta com os temperos. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 45 minutos a 1 hora, virando a carne de vez em quando durante a cozedura, até que o frango esteja bem cozinhado. Quando a carne estiver pronta, retirar para um prato para que arrefeça e reservar cerca de meio copo do molho que se formou no tabuleiro durante a cozedura do frango. Quando as coxas estiverem suficientemente arrefecidas, desfiar bem toda a sua carne e reservar.

- Entretanto, levar ao lume um tacho regado com um pequeno fio de azeite. Quando este estiver bem quente, verter nele o arroz, envolvendo bem no azeite, e deixar fritar por 2 minutos, mexendo de vez em quando. Polvilhar com a mistura de especiarias jerk ou outra a vossa gosto, envolver bem no arroz e deixar fritar por mais um minuto, antes de temperar com uma pitada de sal e adicionar 2 canecas de água. Deixar o arroz ao lume até estar bem soltinho e cozinhado. Tapar a panela com um testo e reservar.

- Numa taça ou saladeira bem grande, juntar o pepino, tomate, rabanetes, sping onions e milho (eu usei estes legumes porque são alguns dos que geram consenso aqui por casa e eu adoro o toque fresco e crocante que estes vegetais conferem ao prato. Contudo, esta é uma ótima receita para usarem os vegetais que os vossos pequenos mais gostam e fazê-los comer legumes com um sorriso na cara!!). Regar com um pequeno fio de azeite. Reservar.




- Levar ao lume uma frigideira grande e anti aderente. Quando estiver bem quente, verter metade do líquido da assadura do frango que se reservou anteriormente e regar com uma colher de sopa de molho inglês. Deixar reduzir. Quando começar a ficar bem reduzido e caramelizado, juntar então o frango desfiado, regando com a restante colher de sopa de molho inglês e polvilhando com a paprika. Verter também a restante marinada do frango. Distribuir bem a carne pela frigideira de forma a ocupar toda a sua superfície numa só camada, sem estar sobreposta, e deixar cozinhar. Mexer um pouco toda a carne e voltar a arranjar um frango de forma a que fique novamente disposto numa só camada. Repetir sempre este processo até que o frango esteja bem crocante e caramelizado. Desligar e retirar a frigideira do lume.



- Na saladeira, verter agora o arroz e o feijão preto (se quiserem o feijão preto quente, basta colocarem-no numa taça e levarem cerca de 1 minuto ao micro-ondas antes de o misturar na saladeira). Envolver tudo bem.

- Colocar uma mão generosa de alface iceberg em cada uma das taças ou pratos para servir. Dispor uma porção bem generosa de arroz no topo e finalizar com frango crocante. Servir de imediato. 






8 comentários:

  1. Que boa sugestão.adorei...hei-de de fazer um dia beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa :) Posso garantir que é uma delícia ;)
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Adorei ficou com um aspecto delicioso.
    Um excelente almoço

    ResponderEliminar
  3. Ficou tudo com óptimo aspecto!
    Um prato bem colorido que qualquer miúdo ou graúdo gosta.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! :) É mesmo ideal para miúdos e graúdos ;)
      Beijinho!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Mas que ótimo aspeto Vânia ^_^
    Colorido, mesmo primaveril. Encanta qualquer criança, só de olhar. Imagino o sabor...
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar